Agência Panafricana de Notícias

Oposição exige inquéritos sobre queda de avião da ONU no Congo

Kinshasa, RD Congo (PANA) - O Compromisso para a Cidadania e Desenvolvimento (ECIDE), um dos partidos da oposição da República Democrática do Congo (RDC), exigiu inquéritos independentes para determinar as causas do despenhamento do avião sem piloto da Missão das Nações Unidas para a Estabilização da RD Congo (MONUSCO) ocorrido quarta-feira em Goma, no leste do país.

Lembrando ser suspeita a maneira como o avião sem piloto da MONUSCO se despenhou, o porta-voz da ECIDE/Kivu-Norte, Christian Badose, declarou quinta-feira à imprensa que "queremos que haja um inquérito independente para dar as verdadeiras causas deste acidente".

"Havia várias hesitações para o envio destes aviões sem pilotos à RDC. Foram-nos enviados depois de o grupo rebelde M23 ser derrotado militarmente. E nós pensamos que as pessoas que bloqueavam o envio deste instrumento de trabalho à RD Congo estariam na base deste acidente", sublinhou.

Badose preconizou que a equipa de investigadores seja enviada por França, país envolvido nomeadamente no envio destes aviões sem pilotos à RD Congo.

Este avião sem piloto despenhou-se quarta-feira no aeroporto de Goma, no Kivu-Norte sem fazer vítimas.

Estes engenhos de supervisão aérea sem piloto têm por missão vigiar mais eficazmente os grupos armados, as deslocações de civis e sobretudo a fronteira entre a RD Congo e o Rwanda.

-0- PANA MMK/IS/TBM/MAR/IZ 17jan2014