Agência Panafricana de Notícias

Oposição denuncia "pilhagem de recursos nacionais" na Mauritânia

Nouakchott, Mauritânia (PANA) – O Fórum Nacional para a Democracia e Unidade (FNDU) denunciou “uma pilhagem dos recursos nacionais”, de acordo com uma declaração conjunta divulgada quinta-feira à imprensa em Nouakchott.

O FNDU é uma ampla coligação da oposição mauritana composta por partidos políticos, organizações da sociedade civil, centrais sindicais e personalidades independentes, bem como pela Coligação das Forças Democráticas (RFD) e pela União Nacional para a Alternância Democática (UNAD).

A declaração desta coligação apresenta a imagem dum regime (no poder) « caraterizado pelo desperdício e pela pilhagem sistemática ».

Além do esbanjamento de enormes riquezas acumuladas nos últimos anos devido ao aumento sem precedentes das cotações mundiais do ferro e do ouro (principais produtos de exportação da Mauritânia), além da multiplicação da dívida externa e da extorsão contínua dos cidadãos através do aumento dos preços dos hidrocarbonetos e o aumento de taxas alfandegárias sobre os produtos de primeira necessidade, o poder instituído esta a desbaratar o património imobiliário do Estado ».

A declaração da oposição cita vários casos de edifícios públicos, nomeadamente "escolas vendidas em condições obscuras a parentes do chefe do regime (chefe de Estado) e aos seus próximos".

O mesmo aconteceu na venda "venda barata duma residência da Embaixada da Mauritânia em Washington (Estados Unidos)".

A dívida externa da Mauritânia representa atualmente 93 porcento do Produto Interior Bruto (PIB), dos quais 20 porcento de uma dívida inativa do Kuwait.

-0- PANA SAS/IS/SOC/MAR/DD 02dez2016