Agência Panafricana de Notícias

Oposição denuncia intenções de Presidente mauritano para terceiro mandato

Nouakchott, Mauritânia (PANA) - Responsáveis da Aliança Eleitoral da Oposição Democrática (AEOD) na Mauritânia denunciaram uma iniciativa do Presidente mauritanio, Mohamed Ould Abdela Aziz, de disputar um terceiro mandato presidencial.

Durante uma conferência de imprensa, segunda-feira em Nouachott, Mohamed Ould Maouloud, líder da União das Forças de Progresso (UFP), criticou "atos contrários à Constituição e à moralidade".

Trata-se de uma tentativa de prolongar um período sombrio da história do país, marcado pela pilhagem dos seus recursos, pela explosão da dívida pública, de impostos, pelo desprezo da vontade do povo que vive na pobreza, pela carestia da vida, pela deterioração dos serviços de saúde, da educação, por abusos e pelo enriquecimento ilícito e insolente do chefe de Estado e dos seus próximo colaboradores.

Além disso, para esta aliança da oposição, "a organização duma tal iniciativa neste contexto particular, apenas constitui uma violação flagrante da legalidade, mas também uma ameaça grave à estabilidade do país, arrastado inevitavelmente para a deriva.

A iniciativa denunciada pela oposição é encorajada por personalidades apresentadas como "próximos" do Presidente da República.

Mohamed Ould Abdel Aziz está sujeito a um limite de mandato através das disposições constitucionais gisadas e intangíveis, segundo especialistas.

-0- PANA SAS/BEH/SOC/MAR/DD 25dez2018