Agência Panafricana de Notícias

Oposição denuncia detenção de seus militantes no Congo

Brazzaville, Congo (PANA) – O presidente da Iniciativa para a Democracia no Congo (IDC), uma das plataformas dos partidos da oposição congolesa, denunciou, durante uma conferência realizada segunda-feira, em Brazzaville, uma alegada detenção de 30 dos seus responsáveis e militantes pela Polícia.

« Eles são no total quase 30 dos nossos responsáveis e militantes que foram detidos nos últimos dias pela Polícia e o último caso é o do secretário-geral da Convenção para a Ação, Democracia e Desenvolvimento (CADD), Alain Marius Ngoya Nkessi », declarou Okombi Salissa.

Segundo ele, estas detenções realizam-se de forma extrajudiciária, "quando existem procedimentos legais, mesmo se alguém cometer erros", acrescentando que estas detenções ocorrem não apenas em Brazzaville, mas igualmente em várias outras cidades do país.

« O Congo é signatário da Carta Africana dos Direitos Humanos. Eu peço ao chefe de Estado, garante supremo das liberdades individuais, para cessar estas detenções arbitrárias”, concluiu o presidente da IDC.

Segundo a Polícia, estas detenções realizam-se no quadro do procedimento contra os instigadores e os autores dos atos de vandalismo observados no país a 20 de outubro último, na sequência do apelo para a desobediência civil lançado pela oposição.

-0- PANA MB/BEH/FK/IZ 22dez2015