Agência Panafricana de Notícias

Oposição defende maioria absoluta para estabilizar São Tomé e Príncipe

São Tomé, São Tomé e Príncipe(PANA) - Levy Nazaré, secretário-geral da Ação Democrática Independente (ADI), principal partido da oposição santomense, considera a maioria absoluta nas próximas eleições em São Tomé e Príncipe como a única via para estabilizar a situação política e socioeconómica no arquipélago.

Falando no fim de semana no quadro da abertura da campanha eleitoral do seu partido, Levy Nazaré realçou que só com maioria absoluta haverá estabilidade, rumo ao desenvolvimento do arquipélago, que "em 23 anos de democracia já conheceu 14 governos".

"O dia 12 de outubro é o dia do povo mandar na urna, é o dia do povo mostrar todo o seu descontentamento, é o dia do povo erguer a sua voz, e dizer basta e vamos rumo ao desenvolvimento. Se nós não tivermos maioria absoluta nada vai mudar", asseverou.

Segundo Nazaré, o surgimento de pequenos partidos visa impedir a maioria absoluta, pelo que pediu aos cidadãos eleitores a depositarem confiança na força da oposição, alertando que a outra forma que eles (poder) têm para impedir a vitória é através da fraude eleitoral.

Concorrem nestas eleições 14 formações politicas, incluindo o MDFM/PL (Movimento Democrático Força da Mudança/Partido Liberal) do antigo chefe de Estado, Fradique de Menezes (2001-2011), que agora pretende ocupar o posto de primeiro-ministro.

-0- PANA RMG/IZ 29set2014