Agência Panafricana de Notícias

Oposição da Mauritânia rejeita resultados do referendo

Nouackchott, Mauritânia (PANA) – A Coordenação da Oposição Democrática (COD) na Mauritânia, uma coligação de vários partidos políticos, organizações da sociedade civil, centrais sindicais e personalidades, denominada igualmente G8, anunciou a rejeição dos resultados do referendo constitucional de sábado.

Os resultados publicados na noite de domingo a segunda-feira anunciam uma vitória do « Sim » em 85,63 porcento com uma taxa de participação de 53,75 porcento.

O G8 “denuncia com a última energia a falsificação dos votos dos eleitores e a usurpação da vontade do povo. Rejeita de forma irrevogável os resultados deste escrutínio que é uma pura extorsão baseada na falsidade e coroado pelo falsidade”.

Por outro lado, a oposição mauritana que apelou para o boicote deste escrutínio reafirma a sua "vontade inabalável de continuar a luta contra o regime do poder pessoal, da fraude, da injustiça, da má gestão e do saque" e lança um apelo urgente "a todas as forças patrióticas para maior mobilização até ao triunfo das aspirações do povo mauritano".

Esta consulta referendária com base no artigo 38° da Constituição de 20 julho de 1992, uma controversa disposição, envolve a supressão do Senado, a criação de conselhos regionais, a modificação dos símbolos nacionais (bandeira e hino) e a fusão de algumas instituições estatais.

-0- PANA SAS/BEH/SOC/FK/IZ 9ago2017