Agência Panafricana de Notícias

Oposição cabo-verdiana saúda vitória do PPE nas eleições europeias

Praia, Cabo Verde (PANA) - O presidente do Movimento para a Democracia (MpD), principal partido da oposição em Cabo Verde, saudou “calorosamente” o Partido Popular Europeu pela vitória nas eleições de domingo último, apurou a PANA de fonte partidária.

Numa mensagem enviada quinta-feira à filiação que reagrupa os partidos europeus de centro direita, Ulisses Correia e Silva sublinha que esta vitória demonstra “a perspicácia do PPE na interpretação dos sentimentos e aspirações dos Europeus, hoje em dia claramente em busca de uma alternativa sólida para as políticas de cariz populista.”.

Na opinião do líder do maior partido da oposição em Cabo Verde, os resultados das eleições para o Parlamento Europeu confirmam “um claro apoio dos cidadãos da Europa aos ideais do PPE, mesmo em lugares onde os socialistas governam”.

O líder do MpD considera que “o projeto político do PPE é a melhor opção para gerir os desafios que a Europa tem de enfrentar em um ambiente de crise internacional”.

Neste sentido, Correia e Silva aproveita ainda a oportunidade para renovar a vontade do MpD em reforçar a cooperação entre os partidos que “são da mesma família política, em nome dos superiores interesses do nosso povo e das causas comuns, a democracia e o liberalismo”.

O PPE venceu, domingo passado, as eleições ao Parlamento Europeu (PE) ao obter 212 cadeiras, o que lhe obrigará a negociar com outras legendas políticas para que o seu candidato possa presidir à próxima Comissão da União Europeia.

No meio de uma alta abstenção, pois só quatro de cada dez europeus foram às urnas para escolher os 751 eurodeputados do PE e o presidente do Executivo, os dois grandes partidos dominantes na eurocâmara perderam representação em favor das forças eurocéticas, que somaram uma centena de parlamentares.

-0- PANA CS/IZ 30maio2014