Agência Panafricana de Notícias

Oposição assume liderança nas presidenciais nigerianas

Lagos, Nigéria (PANA) - Com cerca de 51 porcento dos resultados anunciados até à noite de segunda-feira, o Congresso dos Progressistas (APC), principal partido da oposição da Nigéria passou à frente do Partido Democrático Popular (PDP, no poder) na contagem dos votos das eleições presidenciais do último fim de semana.

A ligeira vantagem do PDP constatada no início da contagem dos votos foi ultrapassada pelo APC, após o anúncio dos resultados de 19 Estados, incluindo o Território da Capital Federal (FCT), sobre um total de 36 Estados.

O APC lidera agora com um avanço de dois milhões 32 mil e 226 votos depois de totalizar oito milhões 520 mil e 426 votos contra os seis milhões 488 mil e 210 do PDP.

Para ganhar a Presidência, o candidato precisa de uma vitória não inferior a 25 porcento dos votos em dois terços dos 36 Estados e o FCT, para além de uma maioria simples.

Este escrutínio é um confronto direto entre o Presidente cessante, Goodluck Jonathan, do PDP, e o seu principal adversário, o general reformado Muhammadu Buhari, do APC.

Na história democrática da Nigéria, a oposição nunca bateu um Governo cessante e o APC seria o primeiro a fazê-lo se os resultados atuais se confirmassem na nova contagem desta terça-feira.

-0- PANA SEG/AR/FJG/DIM/IZ 31março2015