Agência Panafricana de Notícias

Oposição assina carta de apoio mútuo nas presidenciais no Congo

Brazzaville, Congo (PANA) – A oposição congolesa, agrupada no seio da Frente Republicana para o Respeito da Ordem Constitucional e Alternância Democrática (FROCAD) e na Iniciativa para a Democracia no Congo (IDC), assinou terça-feira em Brazzaville uma “carta para a vitórtia nas eleições presidenciais” previstas para 20 de março corrente, indica um comunicado divulgado quarta-feira por estas duas plataformas.

Segundo Charles Zacharie Bowao, coordenador da FROCAD e da IDC, que conta cinco candidatos em liça, o objetivo dessa carta é apoiar-se mutuamente antes, durante e depois das eleições presidenciais de 20 de março.

« Encarnem coletivamente esta dinâmica inovadora de mudança. Encarnem-na com orgulho e toda a responsabilidade », exortou Charles Zacharie Bowao, precisando que « a FROCAD e a IDC vão às eleições para pôr termo à crise de legitimidade histórica das instituições da República”.

« Praticamos um ato solene que fará história, o de engajar o nosso país na via da alternância democrática e pacífica », disse Bowao diante dos cinco candidatos da oposição congolesa (André Okombi Salissa, Claudine Munari, Pascal Tsaty-Mabiala, Guy Brice Parfait Kolélas e o general Jean-Marie Michel Mokoko).

-0- PANA MB/JSG/MAR/IZ 2março2016