Agência Panafricana de Notícias

Onze deputados suspensos após batalha campal na Nigéria

Lagos- Nigéria (PANA) -- Onze deputados foram suspensos depois duma batalha campal terça-feira na Assembleia dos Representantes da Nigéria, que fez vários feridos ligeiros.
A crise persistia há muito tempo a respeito de alegações de corrupção e um grupo de deputados "progressistas" estava em desacordo com a direção da Assembleia no tocante a uma alegação de corrupção relativa a nove biliões de nairas (um dólar americano equivale a 150 nairas).
A decisão de suspender os membros recalcitrantes suscitou o caos, que chegou ao seu paroxismo quando os que foram suspensos até o fim da sessão legislativa atual foram expulsos da sala.
Quando as coisas se acalmaram, um responsável deste grupo, Dino Melaye, ficou quase nu com as suas roupas rasgadas, enquanto um outro, Chingere Igwe, teve um braço partido.
Mesmo os jornalistas que cobriam a sessão não foram poupados e pelo menos três entre eles foram batidos e o seu material destruído pelos guardas do presidente da Assembleia, Dimeji Bankole.
No entanto, o presidente da Assemblei apresentou depois as suas desculpas aos Nigerianos.
Nos jornais desta quarta-feira, podem ser vistas fotografias dos deputados suspensos com pelo menos um deles com as suas roupas rasgadas.
As agências de luta contra a corrupção já se encarregaram de dossiês relativos a estas acusações de desvios feitas contra a direção da Assembleia dos Representantes.