Agência Panafricana de Notícias

OIM evacua 83 migrantes etíopes do Iémen

Nairobi, Quénia (PANA) - A Organização Internacional das Migrações (OIM) participou na evacuação de 83 migrantes etíopes do Iémen via Djibuti, anunciou esta quinta-feira a agência onusina num comunicado de imprensa.

Entre os migrantes figuram 15 menores não acompanhados e 68 adultos que estavam bloqueados no Iémen pelo conflito e sem meios para regressar para as suas casas.

"A operação foi organizada em coordenação com os escritórios nacionais da OIM no Iémen e no Djibuti e com os Governos etíope e djibutiano", indica o comunicado divulgado a partir do Iémen.

Quinze dos repatriados estão engajados em operações para encontrar as suas famílias e tratar dos procedimentos de reunficação junto do centro de trânsito da OIM, em Addis Abeba, enquanto os 68 adultos que receberam subsídios de transporte regressaram para as suas casas.

Desde o desencadeamento do conflito no Iémen, em março de 2015, a OIM oferece aos migrantes etíopes uma assistência humanitária vital na evacuação e no pós-regresso.

O número total de Etíopes evacuados, incluindo os das operações asseguradas pelo Governo etíope, passou atualmente para sete mil e 165 pessoas.

-0- PANA DJ/VAO/ASA/TBM/SOC/MAR/IZ 15out2015