Agência Panafricana de Notícias

OIF exorta atores políticos malgaxes a privilegiarem diálogo

Bruxelas, Bélgica (PANA) – A Organização Internacional da Francofonia (OIF) exortou todos os atores políticos de Madagáscar a privilegiarem o diálogo, baseando-se para o efeito na decisão do Supremo Tribunal Consitucional malgaxe que declarou inadmissível o pedido dos deputados de destituírem o Presidente da República, soube-se de fonte oficial.

Num comunicado transmitido segunda-feira à PANA em Bruxelas, a secretária-geral da OIF, Michaelle-Jean, indica que, no interesse superior do país, « tudo deve ser feito para o funcionamento regular do Estado ».

Aconselhou também todos os atores políticos a privilegiarem, « em todas as circunstâncias », o diálogo a fim de preservarem a estabilidade ainda frágil em Madagáscar.

Sublinhou que as instituições nacionais devem « controlar-se » para agirem no interesse superior do povo malgaxe e da restauração da democracia e do Estado de Direito, reiterando assim a disponibilidade da OIF de continuar o seu apoio à consolidação da paz e da democracia em Madagáscar.

Madagáscar comprometeu-se a acolher, no segundo semestre de 2016, a XVI cimeira da Francofonia que reunirá os chefes de Estado e de Governo membros da organização francófona.

-0- PANA AK/JSG/IBA/FK/DD 16junho2015