Agência Panafricana de Notícias

OIF entrega XI Prémio de Tradução Ibn Khaldoum-Senghor

Túnis, Tunísia (PANA) – A Organização Internacional da Francofonia (OIF) e a Organização Árabe para a Educação, Cultura e Ciências (ALECSO) entregam, esta quinta-feira, em Túnis, o XI Prémio de Tradução Ibn Khaldoun-Senghor, soube quarta-feira a PANA de fonte autorizada.

Estarão presentes na cerimónia, a ser presidida conjuntamente pelo diretor-geral da ALESCO, Saoud Hilal Al-Harbi, e pela secretária-geral da Francofonia, Louise Mushikiwabo, vários universitários e inteletuais do Mundo.

O júri, reunido a 15 de outubro último, em Paris, atribuiu o XI Prémio à tradução do francês para o árabe de uma obra das Ciências Sociais intitulada ''O Narrador, introdução à teoria narrativa'', de Sylvie Patron, realizada coletivamente sob a direção do universitário tunisino Mohamed ElKadhi.

A obra foi publicada em 2017 pelo Instituto de Tradução de Túnis.

O Prémio de Tradução Ibn Khaldoun-Senghor em Ciências Humanas foi criado em 2008, conjuntamente pela OIF e pela ALECSO.

Tendo como objetivo promover a diversidade cultural e linguística e incentivar as trocas culturais e literárias entre o mundo árabe e o espaço francófono, o prémio recompensa a tradução de uma obra do francês para o árabe ou do árabe para o francês.

-0- PANA YY/IN/JSG/CJB/IZ 21nov2018