Agência Panafricana de Notícias

OIF condena tentativa de golpe de estado no Burundi

Bruxelas, Bélgica (PANA) - A Organização Internacional da Francofonia (OIF) condena a recente tentativa de golpe de estado no Burundi, soube-se de fonte oficial.

Num comunicado recebido pela PANA em Bruxelas, a secretária-geral da OIF, Michaelle Jean, apela todas as partes a privilegiar o diálogo na busca duma solução construtiva para preservar a paz e a segurança no Burundi.

A chefe do executivo da OIF sublinha que depois dos eventos dolorosos que marcaram a história deste país, e que foram ultrapassados graças ao Acordo de Arusha, "é importante que todas as partes respeitem o espírito e a letra deste texto consensual fundamental para a consolidação da democracia, do estado de direito e do desenvolvimento do Burundi".

A OIF reitera o seu engajamento em associar-se ao mais alto nível da mediação levada a cabo pela comunidade internacional, nomeadamente a Organização das Nações Unidas (ONU) e a União Africana (UA), para contribuir para a busca duma solução duradoura da crise em curso no Burundi.

-0- PANA AK/BEH/MAR/TON 19maio2015