Agência Panafricana de Notícias

OIF condena ataque de Boko Haram contra aldeia do Níger

Bruxelas, Bélgica (PANA) – A Organização Internacional da Francofonia (OIF) condenou o violento ataque perpetrado pela seita terrorista nigeriana Boko Haram na ilha nigerina de Karamga, que fez dezenas de mortos, nomeadamente entre os soldados do Exército nigerino.

Num comunicado entregue à PANA em Bruxelas, a secretária-geral da OIF, Michaelle Jean, afirmou que ela manteve uma conversa telefónica com o Presidente nigerino, Mahamadou Issoufou, a quem ela apresentou as suas mais sentidas condolências.

A diplomata canadiana prestou homenagem aos soldados mortos, dos quais ela enalteceu a bravura, «pensando com emoção na aflição das famílias e dos próximos das vítimas ».

A secretária-geral da OIF lançou um apelo à comunidade internacional para apoiar com todos os meios necessários a Força Multinacional Mista desdobrada para combater a Boko Haram, qualificada de « flagelo que destrói toda a região do Lago Tchad e aniquila todos os esforços envidados para o desenvolvimento das populações locais ».

Michaelle Jean endereçou o mesmo apelo ao Secretário-Geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, e ao presidente do Conselho de Segurança.

-0- PANA AK/JSG/IBA/FK/TON 29abril2015