Agência Panafricana de Notícias

OIAC lança alerta à navegação aérea devido à erupção vulcânica em Cabo Verde

Praia, Cabo Verde (PANA) - A Organização Internacional da Aviação Civil (OIAC) emitiu um despacho onde coloca o espaço aéreo de Cabo Verde sob alerta máximo por considerar que as cinzas expelidas pela erupção vulcânica, desde domingo na ilha do Fogo, são altamente corrosivas e podem afetar a segurança dos voos, soube a PANA terça-feira de fonte oficial.

Devido à presença de cinza vulcânica em toda a zona oeste do arquipélago, a Transportadora Aérea Cabo-verdiana (TACV) anunciou, segunda-feira, a suspensão dos seus voos para as ilhas de São Vicente e São Nicolau.

De acordo com um comunicado da TACV, a nuvem de poeira basáltica com partículas de enxofre afetada por ventos na direção sul sudeste dirige-se neste momento para estas duas ilhas.

“Os voos para estas ilhas só serão retomados logo que a nuvem de poeira se dissipe”, sublinha a TACV.

Por enquanto, apenas serão realizados voos entre as ilhas da Boavista, Sal e a cidade da Praia, na ilha de Santiago.

Relativamente aos voos internacionais, a TACV garante que eles continuam a ser realizados normalmente.

Anteriormente, as autoridades aeronáuticas cabo-verdianas tinham aconselhado as aeronaves que atravessam o espaço aéreo do arquipélago a desviar de rota a fim de evitar as nuvens de poeira vulcânica e de gases expelidos pelo vulcão.

Entretanto, a erupção vulcânica na ilha do Fogo está a piorar, tendo causado a destruição de quatro casas da zona da Portela.

Fontes no local indicam que se as lavas continuarem a deslizar ao ritmo atual mais de 10 casas poderão ser destruídas esta terça-feira.

-0- PANA CS/TON 25novembro2014