Agência Panafricana de Notícias

Observadores da UEMOA supervisionam eleições presidenciais no Togo

Lomé, Togo (PANA) – Uma delegação de observadores do Comité Interparlamentar da União Económica e Monetária Oeste-Africana (CIP-UEMOA) está no Togo para supervisionar as eleições presidenciais de 25 de abril próximo, soube a PANA este sábado de fontes oficiais.

A delegação de observadores da UEMOA, liderada pelo deputado nigerino Moussa Zangaou, vai passar duas semanas no Togo para observar o escrutínio antes, durante e após a votação, e produzir um relatório no fim da missão.

No seu programa, além da observação, a delegação do CIP-UEMOA vai encontrar-se com as autoridades togolesas, com os representantes dos partidos políticos bem como com as diferentes estruturas envolvidas no processo eleitoral.

A Missão da UEMOA integra deputados de países-membros da União, nomeadamente, o Benin, o Burkina Faso, a Côte d’Ivoire, a Guiné-Bissau, o Mali, o Níger e o Senegal.

As eleições presidenciais vão realizar-se a 25 de abril próximo com cinco canditados em liça, designadamente, Essozimna Gnassingbé, candidato à sua própria sucessão para um terceiro mandato; Jean-Pierre Fabre, líder da oposição; Gery Tamaa, do Novo Compromisso de Cidadania (NET); Aimé Tchabouré Gogué, da Aliança dos Democratas para o Desenvolvimento Integral (ADDI); e Mohamed Tchassona Traoré, do Movimento Citadino para a Democracia e Desenvolvimento (MCD).

-0- PANA FAA/JSG/FK/IZ 18abril 2015