Agência Panafricana de Notícias

Observadores da CEEAC no Congo para presidenciais de domingo

Brazzaville, Congo (PANA) – Uma missão de observadores da Comunidade Económica dos Estados da África Central (CEEAC), liderada por Pierre Siméon Athomo-Ndong, está em Brazzaville para a primeira volta das eleições presidenciais de 20 de março corrente, constatou a PANA no local.

O escrutínio vai opor o Presidente cessante, Denis Sassou Nguesso, grande favorito, e oito outros candidatos, dos quais cinco da oposição e três independentes.

Para uma melhor apreciação da situação no terreno, a missão da CEEAC vai discutir com as organizações internacionais envolvidas no processo eleitoral em curso, nomeadamente a União Africana (UA) e a Organização Internacional da Francofonia (OIF).

Aos observadores da CEEAC, juntar-se-ao os da UA e os diplomatas da União Europeia (UE) acreditados no Congo que deverão igualmente garantir a observação do escrutínio presidencial.

A quase seis dias das presidenciais e quatro do fim da campanha eleitoral marcado para 18 de março à meia-noite, os nove candidatos continuam a percorrer o país para conquistar potenciais eleitores.

O candidato Sassou Nguesso terminou domingo a sua digressão pela parte norte do Congo e rumou para o sul, onde vários dos seus opositores, como Pascal Tsaty-Mabiala, Claudine Munari, Jean-Marie Michel Mokoko, André Okombi Salissa, Michel Mbosi Ngouari e Anguios Nganguia Engambé marcaram igualmente a sua presença.

-0- PANA MB/JSG/MAR/IZ 14março2016