Agência Panafricana de Notícias

Observadores da CEDEAO esperam êxito das eleições na Libéria

Abuja, Nigéria (PANA) - O chefe da Missão de Observação Eleitoral da Comunidade Econcómica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) na Libéria, Attahiru Jega, declarou-se otimista que as eleições presidenciais e legislativas desta terça-feira "serão coroadas de êxito".

"Segundo o nível dos preparativos e o que observei na maneira de desdobrar o pessoal e o material eleitoral, penso que a Libéria está na via de ter eleições bem sucedidas", declarou Jega, presidente da Comissão Eleitoral Nacional da Nigéria (INEC), à imprensa em Monrovia, após ter visitado o gabinete da Comissão Eleitoral Nacional da Libéria (NEC) sexta-feira.

Num comunicado da Comissão da CEDEAO chegado segunda-feira à PANA, Jega reconheceu que os preparativos sozinhos não garantem o êxito de eleições, "mas há sinais positivos".

Jega, que supervisionou as eleições gerais de abril passado na Nigéria, que foram consideradas pela comunidade internacional como livres, justas e credíveis, estabeleceu igualmente um paralelo entre os problemas eleitorais na Libéria e na Nigéria.

Ele indicou que se a Comissão Eleitoral Liberiana conta lidar com menos de dois milhões de eleitores inscritos contra 73 milhões de eleitores na Nigéria, é preciso tirar lições das duas experiências para o reforço do processo democrático e a boa governação na África Ocidental.

O chefe da Missão de Observação da CEDEAO qualificou a sua nomeação pela CEDEAO de grande honra e de privilégio e comprometeu-se em nome da sua equipa a cumprir a sua tarefa com dignidade, imparcialidade e diligência.

Falando depois de receber Jega e o presidente da Comissão da CEDEAO, James Victor Gbeho, o presidente da NEC, James Fromayan, agradeceu à CEDEAO e aos Estados-membros pelo seu apoio financeiro, técnico e logístico para o êxito das eleições na Libéria.

A equipa de 150 observadores da CEDEAO será desdobrada para supervisionar as eleições na Libéria, primeira República de África com uma população avaliada em quatro milhões de habitantes e um milhão e 700 mil eleitores inscritos.

Segundo o calendário eleitoral, o anúncio dos resultados definitivos das eleições presidenciais é fixado para 26 de outubro de 2011 e uma eventual segunda volta para 8 de novembro.

Dezasseis candidatos disputam a presidência, incluindo a chefe de Estado cessante, Ellen Johnson Sirleaf, a primeira mulher africana eleita na magistratura suprema em 2005.

-0- PANA SEG/FJG/JSG/MAR/IZ 10out2011