Agência Panafricana de Notícias

Obras de reabilitação paralisam centrais hidroelétricas no centro de Moçambique

Maputo, Moçambique (PANA) – As centrais hidroelétricas moçambicanas de Chicamba e Mavuzi ficarão paralisadas em simultâneo, de 11 de janeiro a 7 de março deste ano, para obras de reabilitação, anunciou a Empresa Pública de Eletricidade de Moçambique (EDM-EP).

De acordo com um comunicado da EDM-EP citado quarta-feira pela agência moçambicana de notícias (AIM), as obras de reabilitação vão incidir sobre as partes comuns das duas centrais situadas nas provícias de Manica e Sofala, ambas localizadas na região centro do país.

As obras iniciadas em janeiro de 2014 para serem concluídas até outubro deste ano (2016) visam permitir o aumento da segurança operacional e da capacidade de produção e melhorar a qualidade de energia fornecida àquelas províncias, refere o documento.

Por isso, a EDM adverte que, durante o período da paralisação, poderão registar-se alguns constrangimentos no fornecimento normal de energia elétrica às cidades de Chimoio (Manica) e Beira (Sofala), assim como a outros locais abastecidos pelas duas centrais.

Para minimizar o impacto desta interrupção, a EDM montou equipamentos de compensação de potência, procedeu à operacionalização da turbina à gás na cidade da Beira, que está a contribuir para a estabilização da corrente nas horas de ponta.

Os clientes da EDM foram assim convidados ao uso racional da energia elétrica, reduzindo os consumos particularmente entre as 17:00 e as 23:00 horas locais.

-0- PANA IZ 07jan2016