Agência Panafricana de Notícias

Obama saúda esforços para nova constituição no Quénia

Nairobi- Quénia (PANA) -- O Presidente norte-americano, Barack Obama, saudou a decisão histórica do Parlamento queniano de ter votado por unanimidade o projecto de nova constituição, abrindo assim a via a um referendo sobre este projecto em Julho próximo.
Obama, cujo pai é queniano, felicitou sábado o Presidente queniano, Mwai Kibaki, e o primeiro-ministro Raila Odinga pelas suas declarações fortes quinta-feira última, exortando os parlamentares a votarem um projecto de constituição.
"O povo queniano vai nos próximos dias ter a oportunidade de exprimir a sua vontade por referendo", indicou o Presidente norte-americano num discurso divulgado pela Casa Branca.
Ele indicou que os políticos deverão ficar unidos na luta por uma mudança radical de governação no Quénia após as eleições presidenciais de 2007 que culminaram muito cedo no caos.
"Estamos encorajados pelas fortes declarações feitas pelo Presidente Kibaki e pelo primeiro-ministro Odinga como apoio a este projecto de constituição", regozijou-se o primeiro presidente negro dos Estados Unidos.
Ele exortou os líderes quenianos a prosseguirem os esforços para a reforma do sistema jurídico do país e sublinhou ser importante para que o Quénia possa abrir uma nova página da sua história.
Os deputados quenianos aprovaram por unanimidade o projecto de Constituição após uma maratona durante a qual tentaram em vão emendá-lo.
Alguns parlamentares receiam que o projecto de novas leis permitam às forças armadas juntarem-se aos sindicatos para se manifestarem.
Os parlamentares quenianos estimam igualmente que a criação de tribunais especiais para os muçulmanos vai criar a confusão entre a religião e assuntos do Estado.
Vários esforços para incluir algumas partes da Constituição, que preconizam o prosseguimento normal da gravidez, foram igualmente apoiadas por maiores grupos de eleitores no Quénia, principalmente líderes da igreja cristã.