Agência Panafricana de Notícias

Obama preocupado julgamentos coletivos e detenção de jornalistas no Egito

Nova Iorque, Estados (PANA) - O Presidente norte-americano, Barack Obama, manteve uma conversa telefónica com seu homólogo egípcio, Abdel Fattah Al-Sissi, para lhe exprimir a sua preocupação face aos julgamentos coletivos e à detenção de jornalistas, de representantes de Organizações não Governamentais e de militantes pacíficos no Egito, indica um comunicado da Casa Branca.

Segundo o comunicado enviado à PANA em Nova Iorque, Obama e Al-Sissi discutiram durante esta conversa telefónica sobre o estado das relações bilaterais americano-egípcias e a evolução da situação na região.

Obama encorajou o seu homólogo egípcio a considerar as aspirações políticas, económicas e sociais do povo do Egito.

O Presidente norte-americano afirmou o compromisso contínuo dos Estados Unidos a favor da parceria estratégica com o Egito e sublinhou a importância da cooperação bilateral com vista a promover os interesses partilhados no quadro da luta antiterrorista e segurança da região.

Obama apresentou igualmente as suas condolências ao povo egípcio na sequência da série de atentados terroristas cometidos no seu território.

O comunicado da Casa Branca indica que os dois estadistas ressaltaram a importância de continuar as suas estreitas relações nos domínios militar e da inteligência.

"Os dois líderes decidiram estar em contacto durante as próximas semanas e os próximos meses", conclui o comunicado.

-0- PANA AA/VAO/NFB/JSG/FK/TON 19dez2014