Agência Panafricana de Notícias

Obama critica Cameron e Sarkozy por inação pós-Kadafi na Líbia

Washington, Estados Unidos (PANA) – O Presidente americano, Barack Obama, criticou a "falta de acompanhamento" da Líbia pelo Reino Unido e por França após a intervenção militar que destituiu, em agosto de 2011, o então regime do coronel Muamar Kadafi.

Segundo Obama, enquanto o primeiro-ministro britânico, David Cameron, ficou “distraído” por outras coisas de menor importância, o então Presidente francês, Nicolas Sarkozy, estava mais preocupado com a promoção do poderio militar do seu país.

« A Líbia está mergulhada hoje no caos. Quando me pergunto onde é que falhamos, penso que estava convencido de que os Europeus, sendo eles mais próximos da Líbia, se implicariam mais ainda depois da intervenção militar", indicou Obama numa entrevista à revista The Atlantic.

Ao invés, acrescentou, Cameron « distraíu-se com outras coisas » ao passo que o Pesidente Nicolas Sarkozy « queria apenas promover os seus sucessos na campanha aérea, mesmo depois de termos destruído todas as defesas antiaéreas de Kadafi ».

-0- PANA AD/IN/JSG/MAR/DD 12março2016