Agência Panafricana de Notícias

Obama apoia transição democrática em curso na Líbia

Washington, Estados Unidos (PANA) - O Presidente americano, Barack Obama, exprimiu quarta-feira em Washington o apoio do seu país à transição democrática em curso na Líbia, , indica um comuinicado da Casa Branca.

Barack Obama expressou este apoio durante uma reunião, em que ele apreceu brevemente, entre o seu conselheiro para a Segurança, Tomas Denilon, e o primeiro-ministro líbio, Ali Zeidane, que visita os Estados Unidos no quadro de uma visita oficial, de acordo com o comunicado.

Nessa ocasião, o chefe do Estado americano comprometeu-se a "apoiar a Líbia neste período marcado por uma vontade de instaurar a democracia e a estabilidade".

O Presidente Obama prometeu igualmente entregar os autores do autores do ataque contra o Consulado americano em Benghazi (nordeste da Líbia) à justiça e solicitou, para eo efeito, a colaboração da Líbia no inquérito em curso, indica o texto.

O embaixador americano, Christopher Steven, e vários dos seus colaboradores morreram neste ataque ocorrido a 11 de setembro de 2012 em Benghazi.

O incidente foi um dos temas importantes na campanha presidencial americana de 2012mas os Republicanos americanos criticavam Obama por ter dado versões contraditórias sobre este assunto.

Segundo o comunicado da Casa Branca, o Presidente americano informou, além disso, o primeiro-ministro líbio sobre a sua decisão de nomear Deborah Jones nova embaixadora dos Estados Unidos na Líbia.

-0- PANA AD/IN/JSG/MAR/DD 14março2013