Agência Panafricana de Notícias

Obama apela a Líbios para ultrapassar legado de Kadafi e estabilizar seu país

Tripoli, Líbia (PANA) - O Presidente norte-americano, Barack Obama, felicitou o povo líbio por ocasião do 65º aniversário da independência do país, exortando os Líbios a ultrapassar o legado da ditadura de Kadafi e a trabalhar para estabilizar o seu país.

Numa mensagem publicada no site Internet da Embaixada dos Estados Unidos, sábado, Obama declara que « em nome do povo norte-americano, quero felicitar sinceramente a Líbia pelo seu 65º ano de independência, coincidindo com a data de 24 de dezembro ».

« Estamos com o povo líbio nos seus esforços para ultrapassar o legado de 42 anos de ditadura, estabelecer instituições inclusivas, e restabelecer a estabilidade », escreveu o Presidente norte-americano, assinalando que a assinatura do Acordo Político líbio há um ano representa uma etapa importante para a construção dum futuro melhor para o povo líbio.

Os Estados Unidos comprometem-se a apoiar o primeiro-ministro, Fayaz al-Sarraj , e todos os Líbios que buscam a reconciliação nacional, indicou Obama, sublinhando que a unidade nacional é essencial para restabelecer a estabilidade e responder às necessidades e aos desafios económicos, humanitários e de segurança do povo líbio em todo o país.

« Estamos ao vosso lado e apoiamos plenamente os vossos esforços corajosos para construir uma Líbia estável, próspera e pacífica », concluiu Obama que deve entregar o poder a 20 de janeiro próximo ao seu sucessor, Donald Trump.

-0- PANA BY/TBM/FK/IZ 25dez2016