Agência Panafricana de Notícias

ONUdefende eleições pacíficas, livres e transparentes nos Camarões

Nova Iorque, Estados Unidos (PANA) - O Secretário-Geral (SG) da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, advoga eleições pacíficas, credíveis e inclusivas nos Camarões, em prelúdio às presidenciais deste domingo.

Num comunicado divulgado sexta-feira pelo seu porta-voz, o SG da ONU exortou a todos os atores a "darem prova de moderação antes, durante e depois do escrutínio".

Guterres pediu igualmente a todos os Camaroneses para exercerem seus direitos democráticos e aos candidatos para "resolverem qualquer disputa relacionada com as eleições e petições por vias legais e através dos canais constitucionais existentes".

Nove candidatos participam nas eleiçóes presidenciais, segundo a imprensa.

Porém, o SG da ONU condenou todas as ameaças de violência ou atos de intimidação de qualquer grupo, frisando que todas as disputas devem ser resolvidas através de um diálogo inclusivo.

"As Nações unidas estão prontas para apoiar este exercício", acrescentou o comunicado.

A insegurança é uma preocupação no norte de Camarões, onde se registam atividades do grupo terrorista Boko Haram, de acordo com o Escritório da Coordenação de Assuntos Humanitários das Nações Unidas (OCHA, sigla em inglês).

Cerca de 160 mil pessoas pessoas vivem como deslocadas nesta região, principalmente no sudoeste, de acordo com o OCHA.

-0- PANA MA/ASA/BEH/DIM/DD 06out2018