Agência Panafricana de Notícias

ONU/UA consideram segurança primeira prioridade em

Darfur Dar-es-Salaam- Tanzânia (PANA) -- O representante especial da Missão Conjunta das Nações Unidas e da União Africana em Darfur (MINUAD), Ibrahim Gambari, declarou segunda-feira em El Geneina que a segurança é a primeira prioridade desta força de manutenção da paz.
Num comunicado publicado em Dar-es-Salaam, na Tanzânia, dirigido ao pessoal da MINUAD, aos representantes das agências das Nações Unidas, das organizações humanitárias e às autoridades de Darfur Ocidental (oeste do Sudão), Gambari sublinhou a necessidade de reforçar patrulhas efectuadas pelos soldados de manutenção da paz.
Ele insistiu igualmente na importância de um compromisso dinâmico nos processos de paz, na melhoria das relações entre o Tchad e o Sudão para uma retoma, uma reconstrução e um desenvolvimento rápidos.
O diplomata nigeriano ao serviço da MINUAD realçou também a importância dum intercâmbio entre os dois países, bem como a de os apoiar com vista à aplicação de acordos que lhes permitem manterem boas relações.