Agência Panafricana de Notícias

ONUDI e Moscovo financiam pesca na Serra Leoa

Nova Iorque- Estados Unidos (PANA) -- A Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (ONUDI) e a Rússia assinaram um acordo de investimentos no sector da pesca na Serra Leoa.
indica um comunicado publicado terça-feira em Nova Iorque.
Estimado em vários milhões de dólares americanos, a convenção, rubricado pelo o director-geral da ONUDI, Kandeh Yumkella, e pelo vice-ministro dos Negócios Estrangeiros da Rússia, Alexander Yakovenko, visa estimular o desenvolvimento económico neste país da África Ocidental, lê-se na nota.
"A Serra Leoa é um dos países mais pobres do planeta, devido a vários anos de agitação ligada ao que é comummente designado conflito dos diamantes", indicou a mesma fonte.
Além disso, a nota revelou que, através do acordo de 2009, assinado com a Rússia, a ONUDI deveria mobilizar anualmente dois milhões 600 mil dólares americanos para promover o desenvolvimento económico da Serra Leoa.
Yumkella indicou igualmente que o conflito deixou o sector da pesca em desordem, sublinhando que a ONUDI vai lançar um programa de formação para pequenas e médias empresas de pesca.
Segundo as estimativas da ONUDI, a pesca artesanal representa 85 porcento da produção de pescado no país.