Agência Panafricana de Notícias

ONU sublinha urgência de resolver situação humanitária na Líbia

Tripoli, Líbia (PANA) – O representante especial do Secretário-Geral das Nações Unidas e chefe da Missão de Apoio da ONU na Líbia (MANUL), Martin Kobler, apelou para se resolver com rapidez a situação humanitária na Líbia onde quase metade da população "está numa necessidade humanitária crucial."

Num tweet postado quarta-feira última a partir da sua conta pessoal, Kobler escreve que "não tenho paciência quando se trata duma crise humanitária. Deve-se resolver a situação humanitária na Líbia hoje e não amanhã !! ».

O enviado da ONU indica num outro tweet que ele teve uma importante reunião quarta-feira última com o comité humanitário para a Líbia, sublinhando que a situação de emergência na Líbia « não deve ser esquecida ! ».

Kobler falou da situação humanitária na Líbia, dizendo que “40 porcento da população da Líbia precisa duma ajuda humanitária, ou seja, o equivalente a dois milhões e 400 mil cidadãos líbios », de uma população avaliada em quase seis milhões de habitantes.

Ele acrescentou que « 60 porcento dos hospitais estão inoperacionais, bem como dois milhões e 200 mil Líbios não têm acesso à alimentação e à água potável de maneira adequada ».

O enviado da ONU afirmou que a situação dos civis presos nas zonas de conflito em Benghazi é grave e muito preocupante, apelando a todas as partes para proteger os civis e garantir a sua evacuação imediata e em toda segurança.

-0- PANA BY/JSG/FK/IZ 21abril2016