Agência Panafricana de Notícias

ONU saúda libertação de 20 reféns líbios raptados por Daech no sul do país

Tripoli, Líbia (PANA) – A Missão de Apoio das Nações Unidas na Líbia (MANUL) congratulou-se terça-feira à noite com a libertação de 20 Líbios raptados nas localidades de al-Fouqaha e de Tazerbou, respetivamente no sudeste e no sul do país, há algumas semanas, pelo Daech (Estado Islâmico).

Num tweet, a MANUL afirma que esta boa notícia "é um outro exemplo surpreendente, na medida em que os Líbios, quando unirem as suas forças, poderão vencer o terrorismo e ultrapassar desafios e provas com que o seu país está confrontado"

Os reféns, raptados durante dois ataques separados pelo Daech, foram libertos na localidade de al-Ghadwa, a 70 quilómetros a sul de Sebha, anunciou terça-feira o coronel Ahmed Al-Mesmari, porta-voz do Exército Nacional líbio.

Em outubro último, o Daech lançou uma operação terrorista na cidade de al-Fouqaha, na província de Jaffra, matando quatro pessoas, das quais um filho do presidente da Câmara Municipal local e raptando vários polícias.

Um mês mais tarde, em novembro último, a mesma organização perpetrou, contra o posto da Polícia de Tazerbou, um ataque que fez nove mortos e vários reféns.

A província do sul líbio é palco duma escalada da violência nos últimos dias, nomeadamente confrontos armados inter-tribais e ataques de grupos armados estrangeiros e de células do Daech, que executou seis dos nove reféns sequestrados durante a ofensiva contra a cidade de al-Fouqaha, a 28 de outubro último.

-0- PANA BY/JSG/IBA/FK/DD 4jan2019