Agência Panafricana de Notícias

ONU saúda decisão da UA relativa à crise política e de segurança no Burundi

Nova Iorque, Estados Unidos (PANA) – O Secretário-Geral (SG) da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon, saudou a recente decisão do Conselho de Paz e Segurança (CPS) da União Africana relativa à resolução do impasse político e à deterioração da situação de segurança no Burundi, indica um comunicado transmitido quinta-feira à PANA em Nova Iorque.

Ki-moon aludia à decisão do CPS tomada a 17 de outubro corrente, de lançar um inquérito sobre as violações dos direitos humanos no Burundi defendendo a aplicação de sanções contra os que contribuíram para o aumento da onda de violência no país, lê-se na nota que se segue a um encontro terça-fera última à noite com a presidente da Comissão da UA, Nkosazana Dlamini Zuma.

Segundo o comunicado, Ban Ki-moon sublinhou na ocasião que uma tal ação resoluta e geral poderá oferecer ao Burundi a oportunidade de pôr termo à violência persistente e chegar a uma solução política e consensual no tocante à marcha a seguir.

O SG da ONU garantiu à sua interlocutora que a sua instituição está pronta para fornecer o apoio necessário para se progredir na execução das medidas tomadas pelo CPS.

-0- PANA AA/AR/ASA/TBM/FK/DD 29out2015