Agência Panafricana de Notícias

ONU reitera respeito pelas liberdades fundamentais na RD Congo

Kinshasa, RD Congo (PANA) - A Missão das Nações Unidas para a Estabilização na RD Congo (MONUSCO) mantém-se dedicada ao respeito pelas liberdades fundamentais, nomeadamente a de reunião e de manifestação, inscritas na Constituição congolesa, declarou quarta-feira a sua porta-voz, Florence Marchal.

Durante uma conferência da ONU, Marchal reiterou esta posição depois dum comunicado divulgado terça-feira última pela MONUSCO, em relação a um apelo para manifestações previstas para quarta-feira por várias organizações políticas da sociedade civil, lembrando que a calma e a contenção deviam prevalecer em tais situações.

A MONUSCO apela a autoridades para agirem de maneira responsável e absterem-se de recorrer à violência sob todas as suas formas.

"O comunicado da MONUSCO é uma mensagem de prevenção e não pode ser interpretado duma outra maneira. Pois o seu mandato éndo a proteção das populações civis", afirmou Marshal em resposta a uma pergunta sobre a reação do inspetor provincial da Polícia da cidade de Kinshasa, Sylvano Kasongo.

Terça-feira última, a MONUSCO advertiu o Governo congolês das violações dos direitos humanos mas, em reação a este comunicado, o general Sylavano Kasongo declarou que a Polícia não depende da MONUSCO mas do Governo.

-0- PANA KON/IS/SOC/MAR/DD 17nov2017