Agência Panafricana de Notícias

ONU quer observadores internacionais para controlarem cessar-fogo na Líbia

Tripoli, Líbia (PANA) - O Secretário-Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, propôs ao Conselho de Segurança (CS) a formação de um comité internacional de observadores para apoiar e acompanhar a implementação do cessar-fogo retardada na Líbia, soube a PANA de fonte oficial.

Numa carta aos Estados membros do CS da ONU, publicada neste sábado por jornais líbios, Guterres lembrou que as partes beligerantes na Líbia tinham pedido uma assistência das Nações Unidas na implementação do mecanismo de controlo do cessar-fogo, após terem chegado a um acordo global em outubro último.

Frisou que as partes líbias querem uma assistência de observadores internacionais não armados.

Segundo as mesmas fontes, o SG da ONU  apelou à formação de um grupo de monitorização composto por civis e pelo pessoal militar reformado de organizações internacionais, como a União Africana, a União Europeia e a Liga Árabe.

"Apelo a todos os organismos locais, regionais e internacionais relevantes para que respeitem as disposições do acordo de cessar-fogo e garantam a sua aplicação sem demora", disse Guterres na sua carta.

Exortou os Estados membros e organizações regionais a apoiarem a implementação do mecanismo de cessar-fogo na Líbia, incluindo a disponibilização do pessoal de controlo sob a supervisão das Nações Unidas.

Aconselhou a todos os países a respeitarem o embargo sobre armas imposto à Líbia, sujeito a violações flagrantes.

O acordo de cessar-fogo, assinado a 23 de outubro em Genebra (Suíça) prevê a partida de todas as forças estrangeiras do país, num prazo de três meses.

Guterres propôs que observadores comecem o seu trabalho perto de Sirtes (centro) e devam preparar relatórios sobre a retirada das forças estrangeiras e a remoção de minas e explosivos, segundo jornais líbios.

Segundo as mesmas fontes, a sua zona de trabalho dos observadores se estenderá mais tarde a outras partes do país, devendo ser substituídos posterior e gradualmente por forças armadas líbias unificadas.

-0- PANA BY/JSG/DIM/DD 02janeiro2021