Agência Panafricana de Notícias

ONU quer acesso humanitário livre à conturbada cidade líbia de Sebha

Trípoli, Líbia (PANA) - A coordenadora humanitária das Nações unidas na Líbia, Maria Ribeiro, apelou quinta-feira à tarde um acesso livre humanitário à cidade de Derna (leste), palco de confrontos mortíferos na sequência de uma ofensiva militar contra a cidade, soube a PANA de fonte segura no local..

Num comunicado, Ribeiro lembrou que civis não devem ser alvos nestes combates.

Desde a última escalada do conflito armado em Derna, a 15 de maio corrente, fontes do setor da saúde informam que pelo menos seis civis foram mortos e 14 outros, incluindo uma criança, ficaram feridos, segundo o texto.

Cerca de 300 a 500 famílias teriam sido deslocadas da área de Al Fattaieh (leste da cidade de Derna) na sequência do novo conflito.

Desde meados de abril último, o conflito intensificou-se em Derna devido a uma grande ofensiva do Exército Nacional Líbia (NLA), ao passo que a luta parece intensificar-se aproximando-se de áreas povoadas, aumentando assim as preocupações dos civis.

O acesso humanitário em Derna é muito limitado e abastecimentos aguardam pela autorização para entrarem na zona, lê-se no comunicado.

As necessidades mais urgentes fazem sentir-se no setor da saúde. Se impedimentos persistirem, as necessidades humanitárias aumentarão.

O NLA, baseado no leste, lançou uma ofensiva para retomar a cidade de Derna, a única cidade antiga ainda fora do controlo das autoridades líbias desde 2011.

-0- PANA BY/BEH/DIM/DD 18maio2018