Agência Panafricana de Notícias

ONU prolonga mandato do grupo de peritos no Sudão

Nova Iorque- Estados Unidos (PANA) -- O Conselho de Segurança das Nações Unidas prorrogou o mandato do grupo de peritos designado pelas Nações Unidas para velar pela aplicação do embargo de armas no Sudão.
O Conselho instou igualmente o grupo de peritos a apresentar um relatório provisório ao seu Comité de Sanções nos 90 dias seguintes à adopção da nova resolução.
Os peritos foram igualmente instados a preparar um balanço de meio percurso da sua actividade o mais tardar até 31 de Março de 2010.
O Conselho de Segurança das Nações Unidas prorrogou o mandato dos peritos até 15 de Outubro de 2010 e exortou estes últimos a submeter um relatório final 30 dias antes do fim do seu mandato acompanhado das suas conclusões e recomendações.
O Conselho instou igualmente o grupo de peritos a "coordenar devidamente as suas actividades com as operações da Missão Conjunta Nações Unidas-União Africana em Darfur (MINUAD)".
A MINUAD está mandatada pelo Conselho de Segurança para assegurar a manutenção da paz na província de Darfur, no oeste do Sudão.
O Conselho convida ainda todos os Estados-membros, as instituições competentes das Nações Unidas, a União Africana e demais partes que operam em Darfur a cooperar plenamente com o Comité de Sanções e com o grupo dos peritos, sobretudo com a prestação de toda a informação de que disponham sobre a aplicação no terreno das medidas tomadas pelo Conselho de Segurança.
O grupo de peritos foi instaurado em 2005 para velar pela aplicação do embargo de armas imposto por duas resoluções do Conselho de Segurança contra o Sudão.
Os peritos deverão igualmente informar o Comité de Sanções sobre os indivíduos que entravam o processo de paz, que violam o Direito internacional ou que são responsáveis por violação do espaço aéreo, mas igualmente velar pela aplicação das sanções financeiras e pelas viagens previstas para pessoas visadas.