Agência Panafricana de Notícias

ONU prolonga mandato de missão na Côte d´Ivoire

Nova Iorque, Estados Unidos (PANA) – O Conselho de Segurança das Nações Unidas prolongou quarta-feira por um ano suplementar o mandato da Operação das Nações Unidas na Côte d'Ivoire (ONUCI) para ajudar o país a resolver os problemas com os quais está confrontado após a recente crise pós eleitoral.

Graças à resolução 2000 adotada por unanimidade, o Conselho decidiu que a ONUCI deve permanecer no país até 31 de julho de 2012 com os seus efetivos atuais de quase nove mil e 800 soldados, incluindo os dois mil soldados suplementares desdobrados no início deste ano após a violência pós-eleitoral.

O Conselho indicou que a Côte d´Ivoire está confrontada atualmente com uma série de tarefas importantes no período pós-crise, das quais o restabelecimento do Estado de Direito, a reconciliação nacional, a organização de eleições legislativas e o relançamento económico.

Ele notou igualmente que « a missão vai ajudar na realização destas tarefas e de outras recomendadas pelo Secretário-Geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, no seu recente relatório onde ele solicitou o prolongamento do mandato da ONUCI por um ano suplementar ».

Ban declarou no seu relatório que « o balanço da crise é pesado para a Côte d'Ivoire e o país não pode, sozinho, desenvolver-se rapidamente a um nível onde será capaz de produzir recursos próprios significativos para fazer face às ameaças e às prioridades imediatas ».

« O país necessitará da nossa ajuda neste momento crítico para lhe permitir desenvovler-se », acrescentou.

A Côte d'Ivoire sai duma crise que terminou em meados de maio com a rendição do antigo Presidente, Laurent Gbagbo, que pôs termo a oito meses de violência após a sua recusa de entregar o poder ao Presidente eleito, Alassane Ouattara.

A ONUCI foi criada em 2004 pelo Conselho de Segurança da ONU para facilitar o processo de paz no país que foi dividido em dois pela guerra civil de 2002 - O Norte favorável aos rebeldes e o Sul ao Governo.

-0- PANA AA/BOS/ASA/TBM/SOC/MAR/TON 28julho2011