Agência Panafricana de Notícias

ONU preocupada com ataques de Daech em campos petrolíferos na Líbia

Túnis, Tunísia (PANA) – O representante especial do Secretário-Geral da ONU e chefe da Missão de Apoio das Nações Unidas na Líbia (MANUL), Martin Kobler, declarou quarta-feira estar profundamente preocupado pelas incursões recentes da organização terrorista "Estado Islâmico", na região petroleira líbia, e pelos ataques crescentes levados a cabo contra os campos petrolíferos do país.

« Os ataques do Estado Islâmico e a sua intenção de controlar as zonas estratégicas vitais são uma grave ameaça para as instalações petroleiras da Líbia. Constituem uma grave agressão não só para a salvaguarda da economia nacional, mas também para os meios de subsistência dos milhões de Líbios ordinários, dos quais muitos já afetados pelo conflito político e militar“, declarou Kobler.

Num comunicado divulgado no site web da Missão, Kobler convidou o Conselho Presisencial líbio a tomar todas as medidas necessárias para proteger os campos petroleiros e os terminais.

« Exorto todos os atores da segurança a respeitar a autoridade do Conselho Presidencial sobre os recursos naturais da Líbia », insistiu.

Kobler lembrou ainda a todas as partes na Líbia a resolução 2278 do Conselho de Segurança das Nações Unidas, de 31 de março de 2016, que condena as tentativas de exportar ilegalmente petróleo bruto da Líbia, nomeadamente por instituições paralelas que não atuam sob a autoridade do Governo de União Nacional.

-0- PANA AR/VAO/AKA/BEH/MAR/IZ 28abril2016