Agência Panafricana de Notícias

ONU preocupada com ataque contra força de segurança em Benghazi, no leste da Líbia

Trípoli, Líbia (PANA) - A Missão de Apoio das Nações Unidas na Líbia (UNSMIL) denunciou o ataque cometido numa cafetaria chamada "Café Casa", na cidade de Benghazi, no leste do país, por uma força de segurança afeta ao ministério do Interior do Governo Interino, não reconhecido pela comunidade internacional.

Num tweet publicado no sábado último, a UNSMIL considerou que este ataque é "um sinal perigoso do declínio das liberdades individuais".

A UNSMIL sublinhou estar "profundamente perturbada", sublinhando a necessidade de se proteger o direito das mulheres de se reunirem em lugares públicos.

A instituição onusina disse estar "profundamente perturbada" pelo ataque num café em Benghazi, onde mulheres estavam reunidas e pelo aprisionamento do seu pessoal ", pedindo "a libertação imediata dos detidos e a proteção do direito das mulheres de se reunirem em locais públicos, incluindo em cafés.

O incidente provocou um amplo debate nas redes sociais, particularmente depois de o Governo interino do ministério do Interior ter declarado que o ataque ocorreu durante uma "festa mista de homens e mulheres".

O ministério declarou que as forças de segurança confiscaram todos os equipamentos, máquinas, dinheiro, dados e papéis usados para jogos casuais, pertencentes ao dono do estabelecimento e dos clientes.

-0- PANA BY/TBM/DIM/DD 31dez2018