Agência Panafricana de Notícias

ONU financia reforma da administração pública cabo-verdiana

Praia- Cabo Verde (PANA) -- As Nações Unidas vão disponibilizar a Cabo Verde oito milhões 847 mil 113 dólares americanos para a financiar a reforma do Estado e da Administração Pública bem como a promoção e melhoramento da gestão dos recursos naturais e ambientais neste país da África Ocidental.
Estes fundos das Nações Unidas cedidos no âmbito de quatro protocolos de cooperação a serem assinados na capital cabo-verdiana, Praia, serão ainda utilizados na melhoria do atendimento da pequena infância e qualidade do ensino básico.
O apoio às crianças e adolescentes em situações de risco e vítimas de violência e abuso, bem como a luta contra a sida, o acesso a água e saneamento e higiene são outras áreas contempladas pela doação.
Essas acções fazem parte dos Planos Anuais de Trabalho, elaborados com o objectivo de atender às preocupações do Governo de Cabo Verde, visando vencer os desafios que se impõem ao arquipélago.
Entre esses desafios destacam-se o cumprimento dos Objectivos de Desenvolvimento do Milénio e apoio a Cabo Verde depois da sua graduação do grupo dos Países Menos Avançados (PMA) para o dos Países de Desenvolvimento Médio (PDM).
A atribuição de financiamentos através de Planos Anuais de Trabalho enquadra-se no âmbito da Reforma do Sistema das Nações Unidas em Cabo Verde.