Agência Panafricana de Notícias

ONU exorta Ivoirienses a preservar unidade e paz no país

Ouagadougou, Burkina Faso (PANA)  - O representante especial do Secretário-Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Mohamed Ibn Chambas, apelou aos Ivoirienses a concertarem-se para preservarem a unidade e paz, indica um comunicado da instituição onusina publicado em Abidjan.

O também chefe da Representação das Nações Unidas para a África Ocidental e Sahel (UNOWAS, sigla em inglês) fez este apelo no termo duma sua missão pré-eleitoral na Côte d’Ivoire. 

O objetivo desta missão é  renovar o apoio das Nações Unidas  à organização duma eleição presidencial pacífica, inclusiva, transparente e credível, a 31 de outubro próximo na Côte d’Ivoire, lê-se na nota.

Também visa a encorajar as partes envolvidas a trabalharem juntas para a paz e estabilidade no país, de acordo com o comunicado.

A UNOWAS lembra que, durante a sua missão, o representante especial para a África Ocidental e Sahel foi recebido em audiência pelo Presidente cessante da República da Côte d’Ivoire, Alassane Ouattara, pelo primeiro-ministro e pelos ministros da Administração, da Segurança e da Proteção Civil.

Também se avistou com responsáveis do Conselho Constitucional, da Comissão Eleitoral Independente (CEI), do Conselho Nacional dos Direitos Humanos (CNDH), os candidatos às eleições presidenciais, os partidos políticos bem como com o presidente da antiga Comissão Diálogo, Verdade e Reconciliação e  organizações da sociedade civil.

O responsável onusino também se reuniu com o grupo informal dos parceiros para o desenvolvimento e a equipa local das Nações Unidas.

"Ao ajudar os Ivoirienses nos seus esforços para a paz, o representante especial reiterou o seu apelo a todos os atores políticos para continuarem empenhados na organização duma eleição pacífica e inclusiva, com o respeito pelos direitos humanos”, sublinha o comunicado.

"Neste sentido, ele evocou a libertação provisória de reclusos a 23 de setembro corrente, um gesto de boas-vindas, e espera que outras medidas de apaziguamento sejam tomadas enquanto o processo eleitoral continua”, acrescentou.

O representante especial apelou a todos os atores políticos ivorienses para rejeitar o uso de discursos de ódio, a violência e qualquer forma de setarismo, aconselhando-lhes no entanto a envolverem-se num processo eleitoral apaziguado e num escrutínio pacífico.

"Num contexto marcado pela pandemia do coronavírus (covid-19), Mohamed Ibn Chambas, insistiu na importância de se agir em sinergia e concertação para se ultrapassarem as divergências, se perservarem a unidade e paz,  indispensáveis à properidade da Côte d’Ivoire”, indica o comunicado.

-0- PANA TNDD/JSG/FK/DD  28set2020