Agência Panafricana de Notícias

ONU exige cessação imediata de combates na Somália

Nova Iorque, Estados Unidos (PANA) - O emissário especial das Nações Unidas, Nicholas Kay, apelou segunda-feira a todas as partes somalis no conflito na região de Bas Shabelle, na Somália, para se absterem de ações violentas, redobrar de esforços de imediato para resolverem aos seus diferendos através dum diálogo pacífico e de compromissos.

Chefe da Missão de Assistência das Nações Unidas na Somália (ONUSOM), Kay sublinhou num comunicado saudar os esforços do primeiro-ministro somali, Abdiweli Sheikh Ahmed, para resolver as tensões e restabelecer a estabilidade.

"Aconselho as partes a respeitarem o apelo do primeiro-ministro para uma cessação imediata das hostilidades e cooperarem plenamente com a delegação ministerial desdobrada na região", declarou.

Segundo a imprensa local, os confrontos na região atingiram centenas de residentes e agricultores nas zonas novamente retomadas, nos últimos meses, das mãos do grupo de insurgentes de Al-Shabaab pelo Exército nacional somali apoiado pela Missão da União Africana na Somália (AMISOM).

-0- PANA AA/VAO/TBM/SOC/MAR/DD 10junho2014