Agência Panafricana de Notícias

ONU encoraja Sudão e Sudão Sul a entenderem-se

Nova Iorque, Estados Unidos (PANA) - O Secretário-Geral (SG) da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon, e o Conselho de Segurança (CS) saudaram a retomada das negociações entre o Sudão e o Sudão Sul, exortando-os a "resolverem todas as questões pendentes, ", indica um comunicado divulgado em Nova Iorque.

"O Secretário-Geral felicita as equipas de negociação das duas partes por aquilo que alcançaram até agora. Ban exorta os dois Presidentes (Omar Hassan el Bechir do Sudão e Salva Kiir do Sudão Sul) a assumirem agora a responsabilidade pela resolução dos seus diferendos pendentes, por forma a que a cimeira seja bem-sucedida, pondo fim ao período de conflito e inaugurando uma nova era de paz, de cooperação e de desenvolvimento mútuo para os dois países e para os seus respetivos povos", acrescenta o comunicado.

Além disso, o CS da ONU reiterou a sua profunda preocupação a respeito da "deterioração rápida" da situação humanitária nos Estados de Kordofan Sul e do Nilo Azul (Sudão) donde centenas de milhares de pessoas fugiram nestes últimos meses devido à penúria de alimentos e aos conflitos, lê-se no texto.

"Os membros do Conselho sublinharam novamente a emergência de fornecer imediatamente socorros humanitários às populações civis afetadas, por forma a evitar qualquer sofrimento suplementar ou perdas de vidas humanas", indica o comunicado.

Os elogios de Ban Ki-moon e do CS aludem a um encontro previsto este domingo em Addis Abeba (Etiópia) entre os Presidentes do Sudão e do Sudão do Sul, para finalizar os acordos sobre todas as questões pendentes nas suas negociaçoes sob os auspícios do Paínel de Aplicação de Alto Nível da UA.

Encontros foram organizados para permitir aos dois países cumprirem com as suas obrigações em virtude dum roteiro de paz destinado a apaziguar as tensões, o que facilitará a retomada das negociações sobre as suas relações após a secessão do Sudão Sul (em janeiro de 2011) e a normalização das relações entre os dois países.

-0- PANA AA/MA/AKA/AAS/SOC/MAR/DD 23set2012