Agência Panafricana de Notícias

ONU emtrega ao Congo plano para atenuar impacto socioéconómico da covid-19

Brazzaville, Congo (PANA) - O Sistema das Nações Unidas (SNU) entregou quinta-feira, em Brazzaville, um plano que  consiste em mitigar e corrigir o impacto socioeconómico do coronavírus no Congo, anunciou a rádio pública congolesa.

O Plano foi entre pelo representante do SNU no Congo, Chris Mburu, ao ministro congolês da Economia, Gilbert Ondongo, anunciou a fonte.

Segundo Chris Mburu, o plano de recuperação, estimado em mais de dois biliões de dólares americanos , é um apoio aos esforços do Governo para lutar contra a pandemia do coronavírus no país.

Através deste plano, o SNU renova o seu compromisso de ser um parceiro-chave do Governo congolês, capaz de reunir parcerias estratégicas para uma resposta inclusiva e sustentável à atual crise e aos desafios mais vastos do desenvolvimento socioeconómico do Congo, disse Chris Mburu.

Este instrumento de recuperação é uma resposta socioeconómica imediata à covid-19, consubstanciado em pilares principais, nomeadamente a prioridade à saúde, a proteção das populações, a resposta e recuperação económica, as medidas macroeconómicas, a colaboração multilateral, bem como a coesão e a resiliência de parcelas.

As linhas de intervenção propostas neste plano de resposta do Sistema das Nações Unidas constituem uma base sólida para reforçar o apoio ao Governo na implementação de ações a curto e médio prazos para uma resposta inclusiva à crise socioeconómica causada pelo coronavírus", afirmou por sua vez o  representante do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), Maleye Diop.

Para ele, dada a situação precária causada pela pandemia do coronavírus, foi necessário avaliar a extensão do impacto desta pandemia no setor socioeconómico, a fim de avaliar a evolução da vulnerabilidade da população congolesa.

Presente nesta cerimónia, Gilbert Ondongo, presidente do Comité de Pilotageem do Programa das Reformas Económicas e Financeiras da Comunidade Económica Monetária da África Central (CEMAC), assegurou que as recomendações feitas neste contexto serão tidas em conta no desenvolvimento do plano de recuperação, a que se segue o plano de estabilização.

-0- PANA MB/BEH/DIM/DD 11set2020