Agência Panafricana de Notícias

ONU e parceiros financeiros internacionais decidem partilhar dados para desenvolvimento

Lagos, Nigéria (PANA) – A Organização das Nações Unidas (ONU) e seus parceiros finaneiros multilaterais anunciaram segunda-feira medidas para reforçar a partilha e a colaboração interagências sobre as questões ligadas aos dados e ao reforço das capacidades estatísticas.

Tais medidas foram decididas em reconhecimento do poder da informação para estabelecer melhores políticas, orientar programas de desenvolvimento e aumentar a responsabilização.

Espera-se que elas permitam à comunidade mundial dispor de melhores instrumentos estatísticos para medir os progressos para os Objetivos de Desenvolvimento do Milénio (ODM) e o desenvolvimento após 2015, com vista a melhorar a vida das populações residentes nos países em desenvolvimento.

Num comunicado de imprensa transmitido à PANA, o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, declarou que este "reencontro histórico" das instituições internacionais confirmou a sua convição de que, trabalhando juntos, "podemos demonstrar a potência do multilateralismo para garantir um futuro melhor para todos".

Os responsáveis do Banco Africano de Desenvolvimento (BAD), do Banco Asiático de Desenvolvimento, do Banco Interamericano de Desenvolvimento, do Fundo Monetário Internacional (FMI), do Banco Islâmico de Desenvolvimento (BID), das Nações Unidas e do Grupo do Banco Mundial (BM) assinaram um acordo de cooperação para colaborar no reforço das capacidades estatísticas nos países-membros e para facilitar a partilha dos dados, dos instrumentos, das normas e das análises para melhorar as estastísticas para o acompanhamento dos resultados de desenvolvimento.

-0- PANA PR/ VAO/AKA/TBM/IBA/FK/IZ 22abril2013