Agência Panafricana de Notícias

ONU diz ser necessário organizar eleições legislativas na data prevista na Líbia

Tripoli, Líbia (PANA) – O Secretário-Geral (SG) da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon, sublinhou quinta-feira a necessidade de realização das eleições legislativas na Líbia na data prevista, a 25 de junho corrente.

Ki-moon afirmou, num comunicado divulgado quinta-feira, relativamente à situação na Líbia, a importância do papel da Missão de Apoio da ONU à Líbia (UNSMIL) na ajuda técnica para a reconstrução e reforma das instituições do Estado líbio.

Reiterou neste sentido o seu apoio total ao seu representante especial, Tarek Metri, no cumprimento desta tarefa.

O SG da ONU saudou a mediação da Missão e a sua forma de realizar o diálogo «com neutralidade e abertura em relação a todos os protagonistas».

Ki-moon exortou todos os Líbios a continuarem a ação com vista a encontrar soluções políticas suscetíveis de responder às suas aspirações legítimas.

O representante especial do SG da ONU e chefe da UNSMIL, Tarek Mitri, anunciou quarta-feira o adiamento duma iniciativa visando reunir atores, entre os mais influentes do país, para resolver problemas de discórdia de longa data, em particular a violência prevalecente no leste do país.

A iniciativa política devia reunir de 18 a 19 de junho corrente as partes líbias antes das eleições legislativas previstas para 25 do mesmo mês a fim de trabalhar numa declaração de princípios constrangedores.

-0- PANA BY/TBM/SOC/FK/DD 13junho2014