Agência Panafricana de Notícias

ONU designa Stephanie Williams sua representante interina na Líbia

Trípoli, Líbia (PANA)  - O Secretário-Geral das Nações Unidas, António Guterres, anunciou esta quinta-feira a desginação de Stephanie Turco Williams como a sua representante especial interina e chefe da Missão de Apoio da ONU na Líbia (MANUL), em substituição de Ghassan Salamé, demissionário.

Um comunicado publicado pela MANUL precisa que Williams agirá enquanto representante especial na Líbia até à nomeação de um sucessor para Ghassan Salamé.

"O Secretário-Geral da ONU agradece a Salamé pelas suas realizações na direção da MANUL e pelos seus  esforços contínuos para restabelecer a paz e a estabilidade na Líbia”, indica o comunicado.

A 2 de março último, lembre-se, o representante especial do Secretário-Geral da ONU na Líbia, Ghassan Salamé, anunciou a sua demissão, num tweet, justificando a sua decisão por “razões de saúde”.

Sexto emissário da ONU na Líbia, Ghassan Salamé, que foi nomeado em 2017, supervisionava um processo de diálogo de três vertentes (económica, militar  e política) saídas da conferência de Berlim sobre a crise líbia, realizada a 19 de janeiro último.

Estes diálogos interlíbios estão no impasse nomeadamente para as vertentes militares em que nenhum progresso foi realizado após duas rondas de negociações e política cuja primeira ronda registou um fiasco devido ao boicote das duas Assembleias líbias.

Este impasse aumentou a insegurança e a tensão, com a multiplicação das violações da frágil trégua proclamada a 12 de janeiro último.

Segundo o comunicado da MANUL, Williams traz mais de 24 anos de experiência em questões governamentais e internacionais. Ela é representante especial adjunta (política) na MANUL desde 2018.

O comunicado acrescenta que, antes da sua nomeação, ela era encarregada de Negócios da Embaixada dos Estados Unidos, em Trípoli.

Ela ocupou diversos postos, nomeadamente o de chefe de  missão-adjunta nas Missões norte-americanas no Iraque (2016-2017), na Jordânia (2013-2015) e  no Bahrém (2010-2013),  onde dirigiu a embaixada enquanto encarregada  de Negócios durante 10 anos.

Ela também foi conselheira principal para a Síria nas Embaixadas dos Estados Unidos nos Emirados Árabes Unidos,  no Kuwait e no Paquistão.

No Departamento de Estado dos Estados Unidos, Williams ocupou as funções de responsável da Representação da Jordânia, diretora adjunta dos Asuntos Egípcios e Levante e diretora da Representação do Magrebe, acrescenta o comunicado que precisa que ela trabalhou antes no setor privado, no Bahrém.

Segundo a biografia da MANUL, Williams é titular de um mestrado em estudos árabes pelo Centro de Estudos Árabes Contemporâneos  da Unversidade de Georgetown (Geórgia).

Ela é diplomada emérita pelo National War College (Colégio Nacional de Guerra), em que ela obteve um mestrado em estudos de segurança nacional em 2008.

-0- PANA BY/JSG/IZ 12março2020