Agência Panafricana de Notícias

ONU denuncia ataque mortal de capacetes azuis em Darfur

Cartum, Sudão (PANA) – As Nações Unidas condenaram segunda-feira o recente ataque que causou a morte de um capacete azul na conturbada província ocidental sudanesa de Darfur.

Num comunicado publicado pela sua coordenadora humanitária e residente no Sudão, Marta Ruedas, a ONU « condena o ataque de assaltantes não identificados » contra um cortejo da Missão Conjunta da União Africana e ONU de Manutenção da Paz em Darfur (MINUAD) perto de Kutum, no norte de Darfur, na semana passada, em que morreu um capacete azul sul-africano e ficou ferido um outro.

Ruedas apresentou as suas profundas condolências à família do capacete azul morto em serviço ativo e ao Governo sul-africano, desejando igualmente ao soldado ferido uma pronta recuperação.

A MINUAD está desdobrada em Darfur desde 2007. Ela tem por missão proteger os civis, facilitar a distribuição da ajuda humanitária pelas agências da ONU e por outros atores e garantir a segurança do pessoal humanitário.

A comunidade humanitária depende da MINUAD para escoltar os cortejos para o encaminhamento tempestivo das ajudas de emergência às populações carentes e para proteger os civis afetados por este conflito.

-0- PANA MO/MA/FJG/JSG /FK/IZ 15março2016