Agência Panafricana de Notícias

ONU denuncia ameaças de grupo armado contra ministro líbio das Finanças

Tripoli, Líbia (PANA) – A Missão de Apoio das Nações Unidas na Líbia (MANUL) condenou, segunda-feira, as ameaças dirigidas contra o ministro líbio das Finanças, Faraj Boumtari, por membros de um grupo armado, a 25 de setembro corrente.

"Este ato deplorável prejudica gravemente a legalidade", indica a MANUL, num comunicado, exprimindo o seu apoio total à decisão das autoridades líbias de identificar e perseguir os autores destes crimes.

Na nota, a Missão onusina declara-se pronta para dar todo o apoio necessário às instituições e aos responsáveis do Estado no respeito integral do Estado de Direito.

O ministro líbio do Interior, Fathi Bachagha, exigiu domingo a detenção de al-Taher Erwa e Mohamed Abou Draa pelo ataque contra o ministro das Finanças, Faraj Boumtari, quarta-feira, 25 de setembro.

Numa carta endereçada ao diretor da segurança de Tripoli, Bachagha explicou que al-Taher Erwa acusou o ministro das Finanças de ter suspendido o pagamento dos salários dos empregados dos serviços de informações líbios, enquanto o segundo, Mohamed Abou Draa, atacou o ministro disparando contra ele uma bala de câlibre 9 milímetros.

-0- PANA BY/IS/SOC/MAR/IZ 01out2019