Agência Panafricana de Notícias

ONU defende ajuda humanitária de emergência a zonas afetadas por atrocidades de Boko Haram

Nova Iorque, Estados Unidos (PANA) – O Secretário-Geral da Organização das Nações Unidas, Ban Ki-moon, apelou à comunidade internacional para fornecer uma ajuda de emergência às comunidades afetadas pela seita islamita nigeriana, Boko Haram, deplorando ao mesmo tempo os seus últimos ataques “hediondos” nos Camarões.

« O Secretário-Geral reafirma a sua solidariedade ao povo camaronês e o apoio das Nações Unidas ao Governo camaronês na sua luta contra o terrorismo, com o pleno respeito pelos direitos internacionais, pelos direitos humanitários e dos refugiados », indica um comunicado publicado quarta-feira última por um seu porta-voz após os ataques contra Dabanga e Waza, que fizeram quase 15 mortos e muitos feridos.

« São os últimos duma série horrível de ataques perpetrados por elementos de Boko Haram contra a população civil da região », lamentou.

« Ele apelou à comunidade internacional para fornecer uma ajuda de emergência com vista a atenuar o impacto destes ataques nas populações afetadas. O Secretário-Geral da organização universal encoraja os Governos afetados por Boko Haram a resolverem as causas profundas da insurreição duma forma holística e integrada”, acrescenta o comunicado.

Ban Ki-moon exortou a Comunidade Económica dos Estados da África Central (CEEAC) e à Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) a realizarem, sem delongas, uma cimeira dos chefes de Estado e de Governo sobre a luta contra a ameaça Boko Haram.

-0- PANA MA/AKA/JSG /FK 3dez2015