Agência Panafricana de Notícias

ONU defende Pacto Internacional para Migração Segura e Organizada

Rabat, Marrocos (PANA) - O Pacto Internacional para uma Migração Segura e Organizada visa não só ajudar emigrantes mas também os países de origem e os de acolhimento, declarou segunda-feira, em Marraquexe (centro-sudoeste), o Secretário-Geral (SG) da Organização das Nações Unidas (ONU, António Guterres.

Falando na abertura, no mesmo dia, duma conferência intergovernamental para a adoção deste pacto, Guterres disse que o mesmo sublinha a importância de se propor mais canais regulamentares com vista a permitir um grande acesso ao trabalho para se gerir melhor o tráfico de seres humanos.

Nesta conferência de Marraquexe, fruto de 18 meses de difíceis negociações, participarão cerca de 150 países membros, dos quais pelo menos 20 chefes de Estado e de Governo, segundo as Nações Unidas.

A reunião visa adotar oficialmente o Pacto Internacional para uma Migração Segura e Organizada, documento "fundamental" para garantir melhores medidas para a questão da migração, segundo o secretário-geral da Conferência, Louise Arbor,

O documento consiste encoraja boas práticas no domínio da migração, o respeito pelos direitos humanos e pela soberania do Estado, de acordo com Arbor.

A Assembleia Geral da ONU decidiu desenvolver um Pacto Internacional para Migrações Seguras e Organizadas, na sequência da Declaração de Nova Iorque para os Refugiados e Migrantes adotada em julho de 2018 pelas Nações Unidas.

-0- PANA AT/IN/IS/MAR/DD 11dez2018